Tipos de Pergolados e algumas dicas!


Primeiramente, os pergolados deixam seu quintal ou jardim muito mais bonito e confortável para quem quer passar algum tempo curtindo o sol e observando a natureza. E se você também quer construir um, confira nesta matéria os tipos de pergolados e Entenda antes de escolher o seu.


Dicas para escolher seu tipo de pergolado:

  • O pergolado de madeira é o mais fácil de combinar com a maioria dos móveis e estilos de decoração e também são os mais comuns. Porém, seu custo costuma ser um pouco maior do que os de outros materiais, como por exemplo, o metal.

  • A área necessária para a instalação é de, no mínimo, 6 m².

  • A madeira utilizada na construção dos pergolados deve ser impermeabilizada, já que será exposta ao sol, vento e chuva.

  • Interessante também que a madeira passe por um processo de tratamento contra insetos que possam causar dano à estrutura.

  • Os pergolados devem passar por manutenção periódica. Devem ser lixados e receber verniz ou mesmo tinta. Isso permite que o pergolado possa durar por muito mais tempo.

  • Se a intenção for cobrir o pergolado com plantas, uma ótima escolha são as trepadeiras.

  • O pergolado com piso de madeira ficará com cara de lounge. Já o piso de grama ou terra deixa o espaço com ar mais rústico e casual.

  • O chão também pode receber uma cobertura de pedrinhas. Fica muito bonito e charmoso.

  • Bancos, sofás, pufes e até mesmo balanços deixam o ambiente aconchegante e com muito conforto.


Pergolado de Madeira;

Primeiramente, eles são os mais comuns. E como já falamos acima é o mais fácil de combinar com a maioria dos móveis e estilos de decoração, do mais rústico ao vanguardista.

Mas a variedade de modelos de pergolados de madeira é imensa e você pode encontrar algum que caiba no seu orçamento e preferências. Porém, precisam de manutenção.


Pergolado de Alumínio;

Pergolados de alumínio são mais modernos e resistentes às variações climáticas. Não precisam de manutenção e por serem leves podem ser montados e transportados com muita facilidade.

Você também encontra uma grande variedade de modelos, desde os mais simples até os mais sofisticados com cobertura e fechamentos laterais.



Pergolado de Alvenaria;

Costumam ser de cimento, tijolos ou concreto e fazem parte da estrutura da casa. E você pode combinar com madeira e vidro.

A grande vantagem é que são resistentes e podem ser pintados de qualquer cor.

Pergolado de Bambu;

Seguindo um estilo mais natural, praiano e campestre, uma boa opção é construir um pergolado de bambu.

Além da estrutura leve e muito fácil de montar, seu preço costuma ser bem menor que dos outros materiais.



Pergolado com cobertura de lona;


Depois de escolher o material da estrutura do seu pergolado, você precisa escolher o material para a sua cobertura, caso queira que ele seja coberto.

A lona é uma das opções mais comuns e com o maior número de vantagens, apesar de ser um pouco mais cara. Ela é capaz de bloquear de 90 a 100% os raios UVA, é de fácil limpeza e muito resistente.



Pergolado com cobertura de palha;


Já para quem procura uma cobertura mais rústica e econômica, as coberturas de palha ou fibras naturais são uma excelente opção.

Elas não vão durar muito tempo como a lona, mas o investimento será mínimo e você mesmo pode fazer a instalação.



Pergolado bioclimáticos;

Primeiramente, os pergolados bioclimáticos são aqueles que permitem, graças a um sistema de lâminas orientáveis (geralmente de alumínio), regular a temperatura (através da ventilação) e a intensidade da luz da região coberta.

Isso é possível porque as lâminas podem ser abertas e direcionadas em diferentes ângulos e até mesmo serem fechadas por completo, protegendo a área da chuva. Elas ainda podem ser reguladas de forma automática ou de forma manual.



Ficou alguma dúvida? Clique aqui e fale conosco.

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e vamos juntos colaborar na escolha e criação de lindos Pergolados!



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo